QUEM SOMOS
A Cáritas é uma das comissões da Igreja Católica, criada em 1977, que visa a promoção e dinamização da acção social da Igreja. É constituída, pelos grupos locais de actuação com a colaboração de profissionais e voluntários que se orientam no amor cristão. A Cáritas nasceu da Sagrada Escritura e é na Sagrada Escritura que ela encontra o seu programa. Outra fonte de inspiração da Cáritas, é a Doutrina Social da Igreja, isto é, o que a Igreja ensina sobre a pessoa e a sociedade humana, guiada pela fé. Nesta fonte, a Cáritas deve orientar- se, prestando a atenção aos pobres, oprimidos, em defesa da pessoa humana, na promoção do espírito de auto-ajuda, amor, promoção da justiça e solidariedade social.
Sendo assim, a Cáritas tem dois pontos principais de orientação: A Sagrada Escritura e Doutrina Social da Igreja. A Cáritas funciona, seguindo a linha que permite realizar as três formas de serviços da Igreja: Anunciar a Boa Nova, Celebrar esta Boa Nova e Testemunhar com a Vida, sendo assim a Igreja que serve.
A Cáritas Diocesana da Beira, está registada sob o Nº. 95, livro Q-1, folha no 49 da Conservatória Provincial de Sofala e tem como NUIT 900079656
CARITAS BEIRA
A NOSSA ORGANIZAÇÃO
A Cáritas é uma organização da Igreja Católica que está presente em todo o mundo. Existem 165 organizações da Cáritas em todo o mundo. A Cáritas é representada internacionalmente pela Cáritas Moçambicana nacional. É membro da Confederação Cáritas Internacionalis, com sede no Vaticano.
Nas doze dioceses do país existe uma Cáritas diocesana, que se coordena com a Cáritas Moçambicana. Além disso, há numerosas Cáritas paroquiais em cada diocese, de modo que a Cáritas é activa até à mais pequena paróquia e está sempre presente para o povo.
A Cáritas Diocesana da Beira está organizada da seguinte forma:
Onde trabalhamos:
A Cáritas Dioceana da Beira está a trabalhar nos distritos de:
-
Chemba
-
Caia
-
Marínguè
-
Gorongosa
-
Nhamatanda
-
Dondo
-
Cidade da Beira e
-
Chibabava
O NOSSO FUNDAMENTO
Visão, Missão e Valores
Visão
A Caritas Moçambicana tem como visão “Vida em abundância para homens e mulheres moçambicanos.
(Jo.10,10 “Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância”)
A visão para a nossa diocese é:
-
Estamos a trabalhar no desenvolvimento de uma rede reforçada da Cáritas desde as paróquias até à diocese, tornando-nos independentes de doações externas;
-
Justiça nas comunidades, que pretendemos alcançar através da redução da pobreza nas classes sociais mais desfavorecidas;
-
Ter o pessoal capaz de responder de forma atempada e positiva às actuais exigências da sociedade.
Missão
Estar ao serviço dos e com os mais desfavorecidos e desfavorecidas, criando meios e mecanismos para que tenham uma vida digna.
A Cáritas Diocesanas da Beira tem como missão:
-
Melhorar a condição económica, ecológica, social e política das populações privilegiando o seu envolvimento activo;
-
Garantir a assistência, a promoção, o desenvolvimento rural e a transformação social, defendendo os direitos humanos;
-
Lutar por uma sociedade mais justa, com a participação dos que são atingidos por qualquer forma de pobreza, exclusão social, calamidades naturais e não naturais sem olhar a crenças, culturas, etnias.
Valores
A Caritas Moçambicana tem como valores:
-
Solidadriedade – partilhamos do pouco que temos com todos sem distinção, principalmente com os mais necessitados e vulneráveis, seguindo o exemplo de Jesus. (cfr. Fil 2,6-11)
-
Subsidiariedade -valorizamos mais a contribuição local. (cfr. Mc.6,37)
-
Dignidade – privilegiamos a honestidade, praticamos acções correctas, baseadas na justiça e nos direitos humanos. (cfr. Mt. 25,40,45)
-
Justiça Social – lutamos para eliminar a corrupção e a injustiça. Por ser todos os homens beneficiários do amor de Deus. (cfr. Mt. 5, 20,45)
-
Fraternidade – estamos sempre apostos para ajudarmos o próximo como irmão. A nossa acção responde ao facto de sermos todos irmãos. (cfr. Mt. 23,8-9)
-
Preseverança – não iremos desistir da nossa missão por qualquer dificuldade ou impedimento que possa estar presente no nosso dia-a-dia. (cfr.Mt.24,13)
-
Compaixão – deixarmo-nos interpelar pelo sofrimento do outro e levantarmos a voz em sua defesa (ser a voz dos que não têm voz). (cfr.Lc.10,30-37)
-
Transparência – fazemos a prestação de contas do nosso trabalho de forma clara, concisa e verdadeira, a todos que estarão envolvidos nas nossas acções. (cfr.Lc.12,48b)
-
Igualdade – lutamos para que homens e mulheres partilhem dos mesmos direitos e deveres sem distinção. (cfr.Mt.5,45)
A NOSSA CULTURA
Na Caritas Moçambicana acreditamos que devemo-nos tratar com respeito, de forma amigável e numa atmosfera descontraída. Somos profissionais, tomamos as responsabilidades do nosso trabalho e somos responsáveis pelos seus resultados . Densevolvemos altos níveis para assegurar que os nossos objectivos sejam atingidos num ambiente de respeito e livre de desprezo.
A Caritas também dá poder e ajuda o seu pessoal a ser responsável pelo seu próprio desenvolvimento, encorajando, deste modo , as pessoas a fazerem uma real diferença na organização.
A Caritas é focada em pessoas e, para prosperar, precisa assegurar que todo o pessoal esteja a aprender, continuamente e a responder de forma criativa a todos os desafios.